HAMBURGUERES DE SOJA





Costumo congelar estes hamburgueres para utilizar quando não tenho muito tempo para a cozinha. São nutritivos e muito saborosos e apreciados mesmo por não vegetarianos.
INGREDIENTES
2 cháv. de granulado de soja
4 cháv. de água
4 c. de sopa de molho de soja
sumo de limão
3 cenouras médias cozidas
2 cebolas
azeite
4 dentes de alho
salsa
coentros
cebolinho (ou rama de aipo...era o que tinha na horta)
sal marinho integral
gengibre em pó
noz moscada
2 ovos
pão ralado (usei a minha mistura caseira para legumes no forno)
1 cubo de caldo de legumes

Deitar a soja num tacho com a água e o cubo de caldo de legumes e deixar cozer cerca de 10 min.Deitar a soja num passador de rede e escorrer o máximo de água possível. Temperar a soja com o molho de soja e o sumo de limão misturando bem.Triturar as cenouras cozidas reduzindo-as a puré e misturar com a soja.
Fazer um refogado com as cebolas picadas e o azeite, acrescentar a mistura de soja, os alhos picados, a noz moscada e o gengibre e deixar cozinhar por alguns minutos mexendo de vez em quando. Juntar a salsa, os coentros e a rama de aipo (ou cebolinho) picados e as gemas de ovo e deixar mais 2 min. o lume aceso, mexendo bem para estas cozerem.
Deixar arrefecer a mistura e depois adicionar um pouco de pão ralado (usei a minha mistura) para tornar a mistura mais consistente. Levar ao frigorífico ou alguns minutos ao congelador. De seguida moldar os hamburgueres coma as mãos , pincelar com clara de ovo e envolver ligeiramente no pão ralado. Grelhar numa frigideira anti-aderente untada com azeite em lume brando até alourarem.
Desta vez acompanhei com arroz integral e salada fria de grão, pimento vermelho, cebola, curgete ralada, azeitona e ovo cozido picado temperados com azeite, sal , vinagre de maçã e salsa.
A minha mistura "enriquecida" para panados que substitui o pão ralado:
1/2 cháv. de levedura de cerveja
2 cháv. de farinha de trigo integral
1 c. de sopa de sal marinho integral
1 c. de sopa de alho em pó
1 cháv. de sêmola de milho
ervas aromáticas secas
Misturo tudo e guardo num frasco.

5 comentários:

conceicao disse...

Gosto muito de hambúrguer de soja, os teus tem um aspecto hummm! Achei o máximo a mistura que fazes para substituir o pão ralado, (já agora essa mistura guardas no frigorifico e quanto tempo aguenta?)
Bjs

ameixa seca disse...

Ainda não provei mas tenho quase certeza que gosto. Adorei mesmo essa salada e a mistura aromática que usas para "panar" :)

risonha disse...

minha linda, acabei de publicar uma receita tua, espero que não te importes.
beijo

Isabel Seabra disse...

Conceição costumo fazer a mistura em grande quantidade e guardo no frigorífico poara ter sempre à mão.
Risonha a piada destes blogues é mesmo tirar ideias e partilhar...além disso só posso ficar contente por fazer uma receita minha.
Bjocas

Natacha Rodrigues disse...

Gosto muito de soja. em hamburgueres ha aqueles para preguiçosos da 100 por cento muito bons. mas claro esta, nd como uns caseirinhos!